A dica é começar pelas trilhas mais fáceis e ir subindo o grau de dificuldade de acordo com seu preparo físico e experiência. E nunca se esqueça de pesquisar muito sobre a trilha antes de se aventurar nela.
Itens essenciais são: água, alimentos leves e nutritivos, protetor solar, repelente, capa de chuva, lanterna, mapa ou GPS e um apito para emergências. Ah, não esqueça do seu senso de humor também, ele sempre ajuda!
A segurança é sempre prioridade. Pesquise sobre a trilha e o local de acampamento antes de ir, e sempre avise amigos e familiares sobre seu paradeiro. Mantenha sua mente aguçada e esteja preparado para imprevistos. Aventure-se, mas com responsabilidade!
Antes de tudo, escolha o local perfeito para montar sua barraca. É importante verificar se o solo é plano e sem pedras e galhos. Depois, siga as instruções do manual de montagem da barraca e, se precisar, peça ajuda. Não adianta nada ter uma bela vista do nascer do sol se você está dormindo em um barraca torta.
Deixe a natureza como você a encontrou. Não deixe lixo pelo caminho, evite fazer fogueiras, respeite os animais e a vegetação. Lembre-se sempre que nós somos visitantes na casa dos animais e plantas que compartilhamos o espaço natural.
P: Qual é a trilha mais recomendada para iniciantes?R: Para iniciantes, indicamos começar com trilhas curtas e de baixa dificuldade, como a trilha da cachoeira ou a do mirante. Pesquise bem a trilha, vá acompanhado e faça um teste antes no parque da sua cidade. O importante é começar de leve e ir aumentando o nível de dificuldade conforme sua evolução.